Operação apreende três toneladas de café adulterado no estado do Rio
- Conexão Verdade
- 29 de ago.
- 1 min de leitura
Atualizado: há 7 dias

Uma operação realizada nesta quinta-feira (27) pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) resultou na apreensão de aproximadamente três toneladas de café adulterado em diferentes regiões do Rio de Janeiro. A ação, batizada de Operação Café Real, contou com a participação do Procon-RJ, órgãos municipais de fiscalização, Ministério da Agricultura e Polícia Militar.
Foram vistoriados 19 estabelecimentos comerciais na capital e em cidades do interior, como Campos dos Goytacazes, São Fidélis, Itaperuna, Carmo e Cantagalo. No total, 38 marcas de café foram inspecionadas, e parte dos produtos apresentou sinais de adulteração. O material recolhido será analisado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).
Segundo o secretário de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, impurezas foram encontradas em diversas amostras. Ele também reforçou a importância de atenção por parte do consumidor.— É essencial verificar as características do alimento e desconfiar de preços muito abaixo da média. Muitas vezes, esse pode ser um indicativo de fraude — destacou.
A Sedcon informou que novas fiscalizações serão realizadas nos próximos dias para garantir a qualidade e a segurança dos produtos comercializados.
Denúncias podem ser registradas de forma anônima pelos canais oficiais do Procon-RJ.
Comentários