top of page
anuncio.jpg
anuncio2.jpg
anuncio3.jpg

Guapimirim celebra a música e a cultura com Festival de Inverno em homenagem a Mauro Motta

  • Foto do escritor: Conexão Verdade
    Conexão Verdade
  • 25 de jul.
  • 3 min de leitura

Atualizado: há 5 horas

Evento gratuito reúne grandes atrações como Ana Carolina, Raça Negra e Rosa de Saron e transforma a cidade em polo cultural da Serra Verde Imperial


ree

A charmosa Guapimirim, na Serra Verde Imperial do Rio, está em festa. Começou nesta quarta-feira (24) a 7ª edição do Festival de Inverno da cidade, que até o dia 3 de agosto vai reunir grandes nomes da música, do teatro, da literatura e da cultura popular em uma intensa e diversificada programação gratuita. Neste ano, o evento presta uma emocionante homenagem ao compositor e produtor Mauro Motta, ícone da música brasileira, que faleceu em abril e deixou um legado de mais de 500 composições e parcerias memoráveis com nomes como Roberto Carlos, Raul Seixas, Elba Ramalho e Balão Mágico.


Morador de Guapimirim desde 1977, Mauro Motta será celebrado em diversas frentes ao longo dos 11 dias de festival, que terá como palco principal a Arena Multicultural do Bananal, mas também ocupará escolas, praças e centros culturais em toda a cidade. A cerimônia de abertura contou com uma homenagem audiovisual à sua obra e uma noite especial dedicada à sua amizade com Raul Seixas — incluindo o espetáculo “Raul Seixas – O Musical”, estrelado por Bruce Gomlevsky, além de sets das DJs Louise e Vivi Seixas, filha do cantor.

Segundo a prefeita Marina Rocha, a homenagem a Mauro Motta já estava definida desde o início do planejamento do evento. “Ele era um artista completo, e celebrar sua vida e obra é um presente para Guapimirim. Todo mundo já cantou uma música dele, mesmo sem saber”, afirmou.


O secretário de Turismo, Mário Seixas, destacou o caráter multicultural e democrático do festival. “Nosso objetivo é valorizar os artistas e movimentar a economia criativa. É cultura para todos, em todos os cantos da cidade.”


Atrações para todos os públicos


Com programação totalmente gratuita, o festival contempla todas as faixas etárias e gostos. Para os amantes da música, estão confirmados grandes nomes da cena nacional como Ana Carolina, Raça Negra, Rosa de Saron, Valesca Mayssa, Banda Venntura, Os Garotin e Julya, com shows realizados na Praça Paulo Terra, no Centro, e na Arena Multicultural do Bananal.


O teatro também tem destaque com espetáculos como “Detalhes de Nós Dois”, estrelado por Helga Nemethik e Pedro Henrique Lopes, com trilha sonora de Roberto Carlos, e montagens voltadas ao público infantil, como “Pimentinha – Elis Regina para Crianças”, “O Baile da Wandinha”, “Flicts – O Musical” e “Guardiões do Tempo”, apresentados em escolas e praças da cidade.


A criançada e as famílias contam ainda com a Caravana Cultural, que leva recreação, pintura facial, dança e teatro a diversos bairros. Já a Feira de Artesanato, os saraus e a contação de histórias — como “A Menina Akili e Seu Tambor Falante” — garantem espaço para os artistas locais.


Inclusão e acessibilidade

Um dos destaques da estrutura do festival é o cuidado com a acessibilidade. Para os grandes shows, a Prefeitura disponibiliza a Sala Sensorial, um espaço de acolhimento para pessoas com deficiência e para quem está dentro do Espectro Autista e pode se desregular com o excesso de estímulos do evento.


Valorização da cultura local

Além dos espetáculos nacionais, o festival também fortalece os artistas da cidade. “É uma oportunidade de mostrar o talento da nossa gente, gerar renda para o pequeno empreendedor e colocar Guapimirim na rota do turismo cultural do estado”, ressalta a prefeita Marina.


ree

Um legado que emociona

O reconhecimento a Mauro Motta emociona a família do artista. “Meu pai ficaria muito feliz. Ele queria isso em vida. Saber que sua obra está sendo celebrada dessa forma nos enche de orgulho”, afirmou Roberto Sacilotti, um dos seis filhos do compositor.


Entre os sucessos eternizados por Mauro estão “Fim de Tarde”, gravado por Cláudia Telles e Fat Family; “Escancarando de Vez” (Elymar Santos); “Eu e Ela” (Roberto Carlos); além de canções infantis marcantes com Balão Mágico, Trem da Alegria e Mara Maravilha. Ele também integrou o grupo Renato e Seus Blue Caps e conquistou dois Grammys Latinos com Roberto Carlos.


Guapimirim: cultura, história e natureza

O Festival de Inverno já é um dos eventos mais aguardados da Serra Verde Imperial, reunindo cultura, arte, história e natureza em um só lugar. Entre montanhas, trilhas e cachoeiras, a cidade se transforma em um destino turístico completo durante o evento.

Com entrada franca em todas as atrações, a expectativa é de que o festival movimente o turismo regional, fortaleça a identidade cultural de Guapimirim e crie memórias inesquecíveis para moradores e visitantes.


Serviço

7º Festival de Inverno de Guapimirim

Guapimirim – RJ

De 24 de julho a 3 de agosto

Entrada gratuita

Programação completa: festivaisdeguapimirim.com.br

Algumas atividades estão sujeitas à lotação e exigem retirada de ingresso gratuito antecipado


Fonte: Fala RIo

留言

評等為 0(最高為 5 顆星)。
暫無評等

新增評等

DOAÇÃO

DOACAO.jpg

PUBLICIDADE

Anuncio1 do jornal Conexão Verdade
bottom of page